Background

Conheça Nossas Matérias

A Assessoria Jurídica do seu Condomínio de fato te atende?
A Assessoria Jurídica do seu Condomínio de fato te atende?

Bom Dia, Leitores!

Nessas minhas andanças pelos condomínios e conversas com os síndicos, tenho percebido que muitos gestores acreditam ter uma assessoria jurídica quando na verdade, não tem!

Quando pergunto aos síndicos:

“- Quais são os serviços que sua assessoria jurídica presta?” a resposta é quase sempre a mesma: “- Ah, Dra.! Meu advogado faz as cobranças das taxas condominiais em atraso”.

Gente, assessoria jurídica condominial vai muito além da ação de cobrança, possui um caráter preventivo e contínuo. É um serviço, de fato, essencial para saúde do condomínio.

Através de uma assessoria jurídica eficiente é que temos a aplicabilidade da convenção condominial e regimento interno, contratos saudáveis e assim, é evitado problemas judiciais futuros.

A atuação da assessoria jurídica deve ser diária. Não basta consultar um assessor somente quando o condomínio tiver problemas judiciais, é necessário que a assessoria jurídica esteja pronta para ajudar e, o mais importante, os profissionais envolvidos já estarão cientes de todo funcionamento do condomínio, evitando assim dores de cabeça.

O rol de serviços de uma assessoria jurídica condominial é bastante extenso e útil. Uma atuação eficiente causa um impacto positivo junto aos condôminos, ao corpo de gestão e, a consequente valorização da unidade habitacional.

Isso mesmo, valorização da unidade! Hoje em dia, as pessoas antes de adquirirem um imóvel, avaliam a qualidade do condomínio, você sabia? Então, imprescindível a organização e aplicação das regras condominiais.

A assessoria jurídica ajuda a educar, fiscalizar e penalizar a conduta dos condôminos, dos prestadores de serviços e dos próprios gestores do condomínio, pois a assessoria é para o condomínio como um todo.

Um ponto importante a se ponderar também é que, diante do caráter fiscalizador da assessoria jurídica, o ideal é que ela seja independente de qualquer outro serviço!

E não esqueçam:

“Um síndico bem assessorado é o melhor gestor para seu condomínio”.

Boa semana a todos e até a próxima matéria!

Dra. Isabella Pantoja

(61) 3361–5738